Red Terra Studios
A produtora de mídia, que atua tanto no mercado cinematográfico brasileiro quanto internacional, utilizava dois nomes em sua marca: Red Earth e Terra Vermelha. A empresa precisava um novo domínio para seu site e e-mails que fosse fácil de entender tanto no Brasil quanto no exterior.
O problema apontado era comunicar o nome Red Earth para brasileiros, por causa da pronúncia fonética difícil no nosso idioma, daí a necessidade de ter Terra Vermelha junto.
Processo
Após uma avaliação de todos os pontos de contato da marca foi identificado que a o problema não estava no domínio, mas no nome da empresa. Além da dificuldade de gerir uma marca com dois nomes, a empresa estava diluindo a fixação da marca em dois nomes. E o domínio atual não se comunicava com nenhum dos nomes: http://the-red.space.
Caso
Naming Design, Redesign de marca
Ainda, o uso do azul no símbolo de uma marca que tem vermelho no nome dificulta a memorização e assimilação da marca, como é apontado pelo teste de stroop.
Caminhos
Foi apresentado dois caminhos para o cliente. O primeiro cenário sugeria ter um domínio fácil de pronunciar tanto em inglês quanto em português e apresentando pontos positivos e negativos, fomentando a discussão com os stakeholders.
rede.productions
rdeproductions.co
redterra.production
redfilms.co
A segunda alternativa apresentada foi utilizar três domínios: o primeiro para Red Earth, o segundo para Terra Vermelha e o terceiro geral para os e-mails. Em vez de ter uma marca com dois nomes, ter uma marca com um foco em inglês para clientes internacionais e outra em português para clientes nacionais.
Após muitas discussões foi definido que o melhor caminho seria um novo nome que não se distanciasse dos dois nomes anteriores, mas que unificasse a marca definitivamente. O nome escolhido foi RED TERRA STUDIOS. Assim temos um nome fácil de compreender tanto em português quanto em inglês, que não perde o significado inicial, já que não era objetivo se desvincular da identidade anterior.
O símbolo foi mantido, com pequenas mudanças de textura e uso do vermelho como cor principal.
Resultado
A marca principal é aplicada sobre um fundo de textura vermelha. A tipografia sem serifa bold condensada destaca o logotipo.
Assim como o redesenho do nome não poderia perder contato com a identidade visual, o redesenho da marca precisava ser uma evolução da identidade visual preservando os valores da marca representação, inclusão e verdade..
Para Acompanhar a tipografia principal foi escolhida uma tipografia sem serifa modernista para manter o mesmo tom.
Para enfatizar que a Red Terra é um estúdio cinematográfico foi aproveitado o rico acervo de imagens como fundo para peças de comunicação, sempre utlizando um filtro vermelho.
Em parceria com a UpHive produzimos o website da Red Terra tem a fotografia como elemento central de composição.
Agradecimentos
Rachel Lane
Gideon Bouting