Calculadora
Carbono Vivo
A Resiliência Ambiental queria criar uma calculadora de compensação da pegada de carbono para atuar na cidade de Paraty, Brasil. Eles usavam uma calculadora desenvolvida pela universidade Unicamp e queriam ter a sua própria calculadora com objetivo de aumentar a compensação de carbono na cidade. Eles já haviam tentando, sem sucesso, fazer uma calculadora, mas tiveram dificuldades de se acertar com desenvolvedores.
Minha tarefa foi entender os desafios do projeto junto ao cliente para torná-lo viável. Para isso, além do gerenciamento do projeto, fiz UX/UI design, e o desenvolvimento front-end.
Nas reuniões iniciais para entender o produto, fizemos um mapeamento dos objetivos, requisitos e do mercado. O objetivo inicial era fazer uma calculadora apenas para empresas.
A partir de uma pesquisa de benchmark analisei como era a experiência de compensação de carbono com calculadoras já existentes. Após entender melhor o contexto, propus um MPV capaz de calcular o consumo de carbono de itens como descarte de lixo, consumo de energia elétrica e gás e uso de veículos, realizar o checkout, fazer a compra tanto web quanto mobile.
UX Design e Front End
Cada item foi pensado para ser um componente. Além de facilitar o design da interface e do desenvolvimento, isso facilita futuras atualizações do projeto, podendo eliminar ou adicionar novos itens de compensação sem precisar refazer toda a calculadora.
Ao longo do projeto, identificamos que poderíamos ter maior alcance da compensação se calculadoras para moradores e turistas também, mas com experiências de uso ligeiramente diferentes. Desenhei 3 calculadoras, adaptando os componentes de cálculo para cada contexto: a empresa poderia compensar o uso de veículos leves e pesados, consumo de luz e gás, e produção de resíduos; o morador pode escolher quantos meses gostaria de compensar; já o turista escolhe o número de visitantes e dias de estadia na cidade, compensando descarte de lixo e os meios de transporte usados para chegar à cidade (avião, carro, ônibus ou barco).
O front-end foi desenvolvido com o framework Svelte Kit e Tailwind CSS que garantem um desenvolvimento leve e rápido. O backend ficou com o meu parceiro de desenvolvimento Fernando Mano, da UpHive.
Resultado
O resultado foi uma calculadora de fácil uso em que o cliente consegue tanto prospectar empresas e moradores, como aproveitar grandes eventos como a FLIP, e a circulação de turistas na cidade para reduzir o impacto ambiental da cidade de Paraty.
Só em 2024 a calculadora proporcionou a compensação de mais de 50 toneladas de gás carbônico através do plantio de árvores da Mata Atlântica.